Tuesday, September 12, 2006

Ultimamente tenho sentido esta repulsa negra pelo sono!

"Em toda a minha vida tenho sido um desgraçado "Vê-lá-se-dormes". Nos comboios, as pessoas que põem de lado os jornais, cruzam totalmente os braços e, depois daquele ofensivo olhar "porta-te bem", começam a ressonar, deixam-me tão espantado...Dormir é a mais imbecil das fraternidades, a que implica deveres mais pesados e rituais de maior crueza. É uma tortura mental que acho degradante. O esforço e o despojamento a que o acto de escrever me obriga levam-me, ai de mim!, a engolir um poderoso comprimido responsável por uma ou duas horas de horríveis pesadelos, ou mesmo aceitar o alívio cómico que uma sesta ao meio-dia é, dessas que o libertino senil utiliza para entrar em eutanásia rápida...Por mais cansado que eu esteja, sinto uma repulsa indescritível por esse repelão que nos faz partir, inconscientes. Odeio o Somnus, carrasco de máscara negra que sabe amarrar-me ao cepo."
Nabokov - "Na Outra Margem da Memória"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home